GEO: Pioneirismo e Inovação – I Fórum de Discussão Estudantil amanhã!

Publicado: 14 de outubro de 2009 por ruan25 em GEO
Tags:, , ,

           Estudantes de Relações Internacionais se interessarem pela criação de modelos e pela prática de simulações não é novidade. Como sempre fizemos questão de destacar em nossas inúmeras oficinas, realizadas desde o início do ano, e nesse blog também, já existem, certamente, mais de 30 modelos de organizações internacionais espalhados pelo Brasil. Porém, esses eventos tradicionais em tantos países e outras cidades do Brasil nunca haviam sido realizados em Marília até o surgimento do GEO, o Grupo de Estudos em Organizações da Unesp. Em Junho promovemos a primeira simulação para universitários da cidade, o I Fórum de Discussão Universitária, e a partir de amanhã, contaremos com a participação de estudantes de 7 colégios na primeira simulação de OIGs para secundaristas de Marília e região, o I Fórum de Discussão Estudantil.

  • Pioneirismo e inovação

 OEA

OEA – Se a idéia de promover simulações em Marília foi pioneira, a escolha da Organização Internacional a ser simulada também foi inovadora. A grande maioria dos modelos existentes no Brasil e no mundo simulam a ONU. O GEO surgiu com a intenção de simular a OEA, Organização dos Estados Americanos, maior e mais importante foro internacional do continente, que devido aos debates sobre a volta de Cuba, à crise em Honduras e a recente questão da instalação das bases militares norte-americanas na Colômbia ganhou grande destaque demonstrando o acerto do grupo na escolha de tal Organização.

GEO Fóruns 2009GEO Fóruns – Além da preferência pela ONU, os modelos brasileiros compartilham gosto semelhante para nomes. São inúmeras siglas que começam com “Si” (Sinus, SIMA, SiEM, SILQ, SIJUDI etc), outras tantas que começam ou terminam com “Mun” (model united nations) (Amun, BAmum, Bennettmun, Mundi, Munibero, Simun), utilizam ONU como sufixo (Mini-ONU, MISG-ONU, MONU, SONU) ou que juntam o “Si” e o “ONU” como a SiONU. Em meio a tantas siglas parecidas, o GEO inovou ao criar os Fóruns de Discussão Universitária e Estudantil, as duas etapas do nosso modelo GEO Fóruns.

twitterTwitter – Apostamos no Twitter bem antes da rede social se tornar a ferramenta da vez entre SEOs e departamentos de marketing de empresas, prefeituras, universidades e outros. A novidade, porém, foi a utilização do twitter durante o I Fórum de Discussão Universitária. As sessões da OEA simuladas foram acompanhadas em tempo real pelo twitter. Pelas nossas pesquisas, foi o primeiro Live Blogging de uma simulação via twitter, com mais de 300 posts.

Videoconferência – A participação do diplomata brasileiro Adam Jayme Muniz, que palestrou e depois conversou com os delegados do I Fórum de Discussão Universitária por videoconferência, direto do Quênia, foi o grande momento da cerimônia de abertura do evento de Junho, uma ideia de vanguarda. Veja o vídeo:

            Amanhã começa o I Fórum de Discussão Estudantil, mais novidades estão por vir!   

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s