Blog Action Day 2009 – Mudanças Climáticas

Publicado: 15 de outubro de 2009 por ruan25 em GEO
Tags:, ,

Mudanças Climáticas - #BAD09

Não é exagero dizer que, hoje, o aquecimento global consiste em uma das principais preocupações da humanidade, estando presente na elaboração da política externa dos diversos países que compõem a comunidade internacional. Mas nem sempre foi assim… A questão ambiental não era discutida internacionalmente e não se falava de cooperação relativa ao tema até 1972, quando foi realizada a Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente Humano na cidade de Estocolmo, Suécia.

            Entretanto, foi apenas em 1992 que a problemática ambiental entrou definitivamente em pauta devido à Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro. Pode-se afirmar que, na ocasião, finalmente foram criados mecanismos de tomada de decisão coletiva com relação à cooperação em meio ambiente, sobretudo no que tange às Mudanças Climáticas, através da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima.

            Anos depois, na III Conferência das partes da CNUMAD no Japão, foi assinado o famoso Protocolo de Quioto, o qual passou a delimitar as regras do regime internacional de Mudanças Climáticas. O acordo foi um avanço na medida em que comprometeu um número considerável de países a diminuir a emissão de gases estufa tendo em vista o aquecimento global. Contudo, muitas críticas foram feitas, como o fato de os EUA não terem ratificado o acordo e os países em desenvolvimento como o Brasil não possuírem obrigações especificadas.

            Na época havia ainda incertezas com relação a magnitude do processo de aquecimento global, mas hoje a comunidade científica possui quase que um consenso com relação à gravidade do tema. Apesar de não saberem mensurar ao certo a intensidade das consequências das Mudanças Climáticas, sabe-se que algumas regiões irão sofrer excesso de chuvas, enquanto outras sofrerão períodos prolongados de estiagem, o nível do mar deve aumentar, haverá menos água para o consumo humano, grandes áreas de floresta tropical serão perdidas, etc. Fora o aumento de fenômenos como furacões e tsunamis, que não pode ser mensurado ao certo…

            Assim, a Conferência das Partes, que ocorrerá de 7 a 18 dezembro desse ano, é de extrema importância para o avanço da cooperação em matéria de Mudanças Climáticas, uma vez que ela discutirá as principais diretrizes da nova fase do Protocolo de Quioto, que terá início em 2012. Devido ao cenário preocupante que nos é apresentado pelos mais recentes trabalhos científicos e dada a urgência em se tomar medidas globais, é necessário que a opinião pública cobre dos governantes medidas eficazes, afinal, é o destino da humanidade que estará em jogo…

 Cássia Oliveira Moraes – membro fundadora do GEO

Para saber mais:

http://unfccc.int/2860.php

http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/meio_ambiente_brasil/clima/mudancas_climaticas/

 

“One day. One Issue. Thousands of voices”

“Agindo Localmente Se Pensa Globalmente”

Anúncios
comentários
  1. Lara Trindade disse:

    “Ações são mais válidas que longos discursos. Plante uma árvore!”

  2. Leonardo disse:

    Isso ae GEO fazendo sua parte, conscientizando aos poucos, começando localmente, já chegou na Veja. Porque não alcançar o mundo todo, mas pra isso tem que ter colaboração de todos!

  3. Paulo César Fernandes disse:

    De um plástico a uma enchente, de uma semente a uma floresta
    Grandes obras provém de pequenas ações
    Não esperando que o mundo mude
    MUDE sim, o SEU mundo!

  4. Isabelle Ebihara disse:

    “Agindo loucamente com a natureza, se pensa devastadoramente à vida.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s