Movimente-se: Saiba como ajudar as vítimas do terremoto no Haiti

Publicado: 13 de janeiro de 2010 por Beatriz em GEO, Notícias
Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

 

O GEO – Grupo de Estudos em Organizações – está sensibilizado com a tragédia no Haiti. Montamos aqui uma lista de links em que VOCÊ pode partir para a ação e se manter informado. Separamos em três partes. As duas primeiras são sobre como é possível ajudar através das ferramentas Twitter e Facebook. A segunda parte conta com links e informações de ONGs e demais órgãos que estão recolhendo doações. É possível doar através de sms, depósito bancário, cartão de crédito, entre outros. Confira abaixo.

O site Haiti – Ushahidi traz mapeamento da situação do país com atualizações.

Coluna de Bill Clinton no Washington Post “How we can help Haiti, now and beyond” – http://tiny.cc/D1vuA

Twitter:

  •  Adicione por meio da ferramenta twibbon (www.twibbon.com) a bandeira do Haiti em seu avatar. Siga o exemplo do @Geonline:

  • Para ficar informado, siga a lista Earthquake Haiti do New York Times. 
  • Acompanhe o @Geonline para ficar sabendo de mais informações a todo momento.

Facebook:

  • Comunidade reúne e organiza links para doações ao país e vítimas do terremoto – “Help Haiti – Donate Now! Earthquake disaster relief
  • Faça parte de comunidades internacionais solidárias:  “Ayuda Haiti: Terremoto 12 de Enero 2010” (doação de alimentos, remédios, roupas e mantimentos em locais próximos ao Haiti); “Oremos por Haiti”;  “Venham ajudar o Haiti”; “Haiti needs us and we need Haiti”; “Earthquake Haiti”.

Outros / Doações:

HOPE FOR HAITI NOW

 

Foram realizados shows de arrecadação para o Haiti, com importantes artistas em Londres, RU; Los Angeles e Nova Iorque, EUA; e demais localidades ao redor do globo. Transmissão direta pelo canal do Youtube e pela MTV.

 Os shows começaram na noite desta sexta-feira, 22/01 e acabaram na madrugada deste Sábado, 23/01, pelo horário de Brasília.

Os brasileiros ainda podem ajudar doando através do telefone +1 773 360 0205, ou acessando mtv.com.br/haiti e hopeforhaitinow.org. Até o momento foram contabilizados quase 60 milhões de dólares em doações, segundo os organizadores.

—————-

É importante notar que o transporte das doações é dificultado por um conjunto de fatores que se encontra o Haiti. Assim, somente o que for realmente necessário será aceito pelas organizações, quando já na forma de produtos (ex. medicamentos, água engarrafada, alimentos não-perecíveis). É importante que, na hora da doação, sejam feitos pacotes para facilitar o transporte e organização. Quanto aos alimentos, é preciso levar em conta que  está difícil achar lugares e recursos para cozinhar (ex. macarrão, arroz, feijão, etc). Apesar de bem aceitos e importantes, seria mais interessante a doação de alimentos que não requerem tal tratamento, por exemplo, alimentos pré-prontos, enlatados, etc.

  • UNESP Botucatu: campanha de arrecadação é organizada pela Faculdade de Medicina e pela Famesp. Saiba mais.
  • Hipermercados: Alguns hipermercados no Brasil separaram um canto para doações de alimentos, roupas e remédios. Procure ficar sabendo dos mercados que estão fazendo esta campanha em sua cidade.
  • ITAMARATY divulga telefones de emergência para informações:  (061) 3411 8803/ 3411 8805 / 3411 8808 /3411  8817 /3411 9718 ou 8197 2284 (Núcleo de Assistência a Brasileiros – Informações sobre brasileiros no Haiti). Saiba mais em www.mre.gov.br.
  • Embaixada do Haiti no Brasil: Doações podem ser feitas através de depósito bancário:

Conta SOS Haiti – Banco do Brasil
Agência 1606-3
Conta: 91.000-7
CNPJ: 04170237/0001-71

  • ONG Viva Rio (Brasil – com sede em Porto Príncipe): Doações podem ser feitas através de depósito bancário:

ONG Viva Rio – Banco do Brasil
Agência – 1769-8
Conta – 5113-6
CNPJ: 00343941/0001-28

Para doações feitas em outros países:

Bank: Banco do Brasil
Account number: 001176980000051136
Swift code BRASBRRJRJO

A ONG Viva Rio estará recebendo doações de alimentos não-perecíveis, medicamentos novos e materiais de primeiros socorros para enviar ao Haiti. Doações podem ser feitas na sede do Rio de Janeiro (Rua do Russel, 76, na Glória, Zona Sul da cidade) das 9h às 18h. Se possível, doações devem ser em grande quantidade e embaladas em caixas para facilitar o transporte. (informações G1 – veja mais)

saiba mais sobre a iniciativa da ONG Viva Rio aqui.

  • Cruz Vermelha do Brasil: ajude clicando aqui. Ou, através de depósito bancário:

Banco: HSBC
Agência: 1276
CC: 14526-84
CNPJ: 04359688/0001-51

  • Programa Mundial de Alimentação da ONU: A Caixa Econômica Federal lançou campanha para ajudar as vítimas. Depósitos serão transferidos ao Programa da ONU. Não há valor mínimo. (informações: G1)

Nome: PNUD – Haiti
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0647
Operação: 003
Conta: 600-1

  • O Governo Brasileiro organizou as formas de doações (informações G1):
  1. Água engarrafada e alimentos: Defesa Civil – todas as unidades físicas e pela internet (www.defesacivil.gov.br)
  2. Serviços: Gabinete de Segurança Instuticional – GSI (61) 3411-1297 e pelo e-mail saei@planalto.gov.br 
  • Médicos Sem Fronteiras: As doações podem ser feitas diretamente no site da organização. Clique aqui para doar. (mínimo de 35 Reais)
  • Cruz Vermelha Internacional (International Committee of the Red Cross): ajude clicando aqui.
  • Yele Haiti Earthquake Fund: ajude diretamente através do site, clicando aqui. (mínimo de 25 dólares ou equivalente em reais)
  • Oxfam America: doações direto através do site. Doe clicando aqui. (mínimo de 35 dólares ou equivalente em reais)
  • Mercy Corps: doações direto atravé do site. Clique aqui.
  • Canadá: está no Canadá e quer contribuir? Entre no website do Canadian Red Cross  e doe. (Are you from Canada and want to help? Click on the link and donate)
  • EUA/USA: está nos Estados Unidos e quer contribuir? Entre no website do American Red Cross e doe. O Departamento de Estado Americano criou um meio de doação por sms. Envie “Haiti” para 90999 e 10 dólares serão doados para a Cruz Vermelha. (Are you from United States and want to help? Click on the link and donate. You can also donate USD 10 via sms: send “Haiti” to 90999)
  • Portugal: está em Portugal e quer contribuir? Há várias maneiras! Fique sabendo mais na matéria do site Jornal de Notícias.
  • Nova Zelândia/New Zealand UNICEF: está na Nova Zelândia e quer ajudar? Entre no site da Unicef NZ  ou ligue 0800-800-194. (Are you from New Zealand and want to help? Click on the link and donate or call Unicef NZ)
  • UNICEF EUA/USA: ajude as crianças haitianas, vítimas do terremoto clicando aqui. (valor mínimo de 50 dólares ou equivalente em reais)
  • Haitian Health Foundation: ajude clicando aqui.
  • World Concern: ajude clicando aqui.
  • World Vision: ajude crianças do Haiti clicando aqui.
  • CARE: ajude clicando aqui.
  • World Food Programme: ajude clicando aqui.

Divulgue os links acima para amigos e colegas. Colabore!

Atenção: Infelizmente há falsas campanhas de ajuda ao Haiti espalhadas pela internet. Fique atento e tenha olhar crítico na hora de doar. Este foi, inclusive, um conselho de um comunicado oficial do FBI datado de 13/01/10. As informações aqui reunidas foram retiradas de páginas de notícias sobre como fazer sua doação. O GEO se preocupou em trazer links de organizações conhecidas por suas ações. O Grupo se isenta de quaisquer responsabilidades.

Anúncios
comentários
  1. Hevellyn Albres disse:

    Parabéns pela iniciativa. Pensar global e agir global também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s