Apresentação dos Fóruns 2010

Publicado: 26 de fevereiro de 2010 por Beatriz em GEO
Tags:, ,

 

Fóruns 2010: Aproximando Culturas e Cultivando o Respeito 

 

Um modelo de Organizações Internacionais reúne estudantes que divididos em delegações atuam como representantes dos diversos países membros da instituição simulada. Para tanto, não são suficientes simples conhecimentos acerca da Política Externa de tais países, ou ainda, sobre seus posicionamentos em relação às questões específicas a serem debatidas. A tarefa de bem representar exige mais dos participantes. O desenvolvimento de certa identificação com os países representados é uma conseqüência natural da aproximação que esses estudantes, atuando como diplomatas e embaixadores, têm para com a história e cultura desses países.

 Por certo tempo, desde o período de preparação, até a cerimônia de encerramento da simulação, os participantes têm o desafio de refletir sobre as questões discutidas sob o ponto de vista de um representante de outro Estado, outra nação, outra cultura. Superar tal desafio corresponde, sem dúvida, a um grande passo em direção ao que Tzvetan Todorov denomina “descoberta do Outro”.

 Tal descoberta não se limita aos “outros” entendidos como sociedades exteriores as quais não se faz parte. Ao congregar estudantes de diversas instituições, realidades sócio-econômicas distintas, necessidades e objetivos diversos, e muitas vezes de naturalidades diferentes, um modelo aproxima os “outros” enquanto grupos sociais concretos de uma mesma sociedade.

Participar de uma simulação de Organizações Internacionais demanda tanto a habilidade de articular e expressar ideias e posicionamentos, quanto de ouvir com atenção e entender as formulações alheias com vistas à concertação. Nesses eventos os participantes são estimulados a atuar em interação com “outros” e a desenvolver aquilo que é sintetizado pelo conceito de alteridade.

Contribuir para a formação de cidadãos mais tolerantes e alteros, que reconheçam e compreendam o outro, cultivando o respeito e a capacidade de entender o mundo sob outros pontos de vista. Eis um grande desafio.  

De fato, o pleno respeito aos direitos e liberdades fundamentais é a base para a conquista da paz. Porém, não só o respeito entre indivíduos, culturas, nações, governos e Estados deve ser cultivado. O conceito de respeito é maior e pode ser aplicado também às relações do homem com a natureza, tão discutidas nas últimas décadas frente às evidentes demonstrações da deterioração do meio ambiente e das iminentes, e até já percebidas, conseqüências da ação antrópica desmedida sobre o espaço natural.

Defende-se o respeito não só como meio para que se alcance uma cultura da paz, ou uma cultura de responsabilidade ambiental, de sustentabilidade. Com o lema “Aproximando Culturas e Cultivando o Respeito” visa-se a um passo na direção de uma “Cultura do Respeito”, entendendo que essa questão está na base dos principais problemas das sociedades.

A palavra cultura tem sua origem etimológica no latim, relacionando-se à ideia de cultivar o solo, de cuidar. Tem-se que originalmente, a “cultura” nada mais era que o cultivo de algo. A partir desse entendimento elucida-se a proposta de lema para os Fóruns 2010 do GEO.

Investiremos esforços para que o potencial socializante do modelo seja explorado de modo a permitir a dita aproximação de culturas, o conhecimento dos “outros” e também o cultivo do respeito, o desenvolvimento da alteridade entre os estudantes, a capacidade de a partir do conhecimento, buscar compreender e aceitar o “outro”, superando o desafio de entender o mundo sob outros pontos de vista.

A superação desses desafios em âmbito local não representa apenas ganhos para comunidades de algumas centenas de habitantes. A expectativa é de que a aproximação das culturas continue a ocorrer de maneira crescente permitindo que a cultura do respeito se dissemine em escala global, alterando para melhor a realidade de todo o mundo.

GEO Fóruns 2010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s