Três anos de GEO

Publicado: 1 de dezembro de 2011 por shisatomi em GEO, Notícias

O dia 1º de dezembro é sempre uma data especial para o GEO por ser o marco oficial da formação deste grupo, que hoje completa seus três anos de existência.

O início do grupo, até então sem nome ou estatuto, munido apenas de idéias fomentadas por estudantes da terceira turma de Relações Internacionais da UNESP de Marília, ocorreu em 2008, após diversas reuniões em que a estrutura básica do grupo foi sendo formulada. Coletando idéias e sugestões, adaptando o estatuto de organizações semelhantes àquela que se pretendia criar na FFC de Marília, e atraindo os calouros interessados, nascia o GEO – então Grupo de Estudos em Organizações.

No ano seguinte, as ambições do grupo se estenderam para além da simples vontade de existir e propagar conhecimento através dos estudos realizados dentro da sala de aula. Conforme idealizado, os estudantes organizaram a primeira simulação do GEO através da marca Fóruns, naquele ano, atuando sob o tema “Agindo localmente se pensa globalmente”. O evento Fórum de Discussão Universitária, realizado na própria faculdade, foi direcionado aos estudantes universitários, consistindo no primeiro modelo de simulação da Organização dos Estados Americanos – OEA do interior de São Paulo. Da mesma forma, ainda no ano de 2009, seria realizada a primeira edição do Fórum de Discussão Estudantil, desta vez voltado aos estudantes de ensino médio das redes pública e privada do município de Marília. Foram dois grandes sucessos para o grupo que, recém criado, acostumar-se-ia, nos anos seguintes, à realização de eventos de alta qualidade técnica e acadêmica.

Em 2010, desta vez agindo sob o lema “Aproximando culturas e cultivando o respeito”, o GEO se consolidou como um grupo universitário de estudos não somente dentro das salas de aula, mas também como promotor de eventos de simulação no interior paulista. Nas duas edições de simulação – o II Fórum de Discussão Universitária e o II Fórum de Discussão Estudantil – os Fóruns 2010 atraíram estudantes de fora da cidade, contribuindo ainda mais para a melhora da qualidade de discussões e promovendo a integração entre jovens cujos sonhos para o futuro estavam sendo construídos. Paralelamente aos eventos, as reuniões de estudos eram realizadas periodicamente, e cada vez mais, o GEO se tornava uma forma atraente de se aprender e ensinar, de maneira que estudantes veteranos começassem a construir seus estudos acadêmicos em torno das bases teóricas e práticas fornecidas pelo grupo. Analogamente, muitos calouros se beneficiaram das atividades do GEO para iniciar suas trajetórias de graduação, aumentando o número de membros ativos no grupo. Devido, então, à necessidade de ampliação de escopo observada pelos próprios estudantes, o grupo se submeteu a novas redefinições e mudanças, passando a ser chamado GEO – Grupo de Estudos em Organizações Internacionais.

As atividades continuaram, e neste ano de 2011, muito foi conquistado pelo GEO. Oficializado como grupo de pesquisa integrante da Faculdade de Filosofia e Ciências, ele passou a fortalecer o seu lado acadêmico de produção de estudos na forma de publicação de artigos – o que lhe valeu mais uma modificação em seu nome. O GEO seria, doravante, chamado Grupo de Estudos e Pesquisa em Organizações Internacionais. Entretanto, as mudanças estruturais alcançadas neste ano vão além da simples introdução de um novo termo. O GEO está expandindo seus horizontes acadêmicos na mesma medida em que evolui como promotor de eventos de simulação, como o III Fórum de Discussão Universitária e o III Fórum de Discussão Estudantil, realizados ao longo do ano com a qualidade e dedicação dos anos anteriores, sob o lema “Desenvolvendo alternativas para um mundo sustentável”.

Que não se fixe a ideia equivocada de que o caminho percorrido desde 2008 até hoje foi fruto de pouco trabalho. Muito pelo contrário, foi preciso muito esforço e empenho dos membros do grupo, envolvimento de professores, amigos e participantes de eventos, sem contar as infinitas horas de trabalho para elaboração de todo aparato material e intelectual por parte dos membros de todas as gestões que passaram pela direção do GEO. Principalmente, deve-se destacar que, não fosse o voluntarismo dos estudantes de Relações Internacionais, muito do prestígio do curso em Marília, e até mesmo dos benefícios convertidos à cidade em forma de projetos sociais, jamais teriam sido concretizados – e somente o foram por conta do árduo trabalho deste grupo.

Assim, completamos, no dia 1º de dezembro de 2011, o primeiro ciclo de vida do GEO, em que membros antigos o deixam, enquanto novos membros ingressam nesta jornada de quatro anos de graduação; em que os modeleiros veteranos encerram sua participação nos Fóruns, enquanto novos participantes são iniciados nesta atividade tão envolvente. A promessa para o GEO em 2012 não será diferente daquelas dos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011 em termos de qualidade, sucesso e dedicação. A gestão 2012 do GEO agirá sob o lema “Educação: edificando o hoje e construindo o amanhã”, que embasará todos os eventos do ano no fundamento essencial para a sociedade: o ensinar e o aprender.

Com o corpo discente, a experiência, o patrimônio material e intelectual e as estruturas adquiridos pelo grupo, antever um ano repleto de sucessos e novas conquistas para a já abarrotada coleção do GEO é inevitável.

O GEO agradece a todos aqueles que, de uma forma ou outra, envolveram-se com o grupo e contribuíram para fazer dele o grande sucesso que é hoje. Também damos boas vindas àqueles que iniciam o contato com o grupo e saudamos com alegria aqueles que continuarão com o GEO por quanto tempo o tempo permitir. Que se sucedam mais e mais ciclos de bem sucedidos eventos, projetos sociais, estudos e companheirismo!

Parabéns ao GEO por mais um ano de existência, e que venham muitos outros!

Anúncios
comentários
  1. Caros membros do Geo,

    Sou o Filipe, Coordenador-Geral Discente de 2010. Fico muito contente que, a cada ano, haja renovação com aprofundamento do grupo que, de desenho do paint, virou um grupo de estudos e pesquisa respeitado no mundo acadêmico da Faculdade de Filosofia e Ciências.

    Um abraço,
    Filipe.

    • shisatomi disse:

      Filipe, posso garantir que outros ambientes acadêmicos, estejam eles dentro dos limites marilienses ou além deles, já começaram a sentir que o GEO chegou pra ficar!

      Claro que sem os veteranos que idealizaram isso tudo, o GEO não existiria!

  2. Ayrton Ribeiro disse:

    Prezados membros do GEO,

    Como funcionário da Organização dos Estados Americanos e orgulhoso por ser um ex-aluno da Faculdade de Filosofia e Ciências, quero expressar aqui minha admiração pelo trabalho e ativismo que o GEO representa para a divulgação e compreensão das atividades empreendidas por Organizações Internacionais, particularmente a OEA.

    Parabéns pelo aniversário do Grupo e o mantenham como um exemplo de excelência do estudo das Relações Internacionais!

    Ayrton Ribeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s